Programa Trainee CBO 2024

Lívia Resende

Trainee 2021 – Atualmente Especialista de Operações

Vejo o programada de trainee com um grande facilitador, uma espécie de escola na qual temos a chance de aprender sobre a empresa, as pessoas que a construíram e trabalham todos os dias para elevá-la a um patamar de excelência e nosso papel nessa engrenagem. Esses laços criados são a base para um trabalho sólido, com foco na entrega e visão de longo prazo. Já de olho no futuro, e na cadeira que ocuparemos ao longo da carreira na empresa, é fundamental conhecer as dores de todos os setores, nos colocarmos em um papel de “nós todos”, e não de “nós” x “eles”.


Os programas de desenvolvimento são uma oportunidade única. Além do aspecto técnico, super importante para as entregas diárias, há um foco no desenvolvimento de visão 360, de como as diferentes áreas da companhia se integram e contribuem para o resultado e traz um amadurecimento que contribuiu para nos tronarmos, ao longo da carreira, profissionais mais empáticos. O embarque, parte final do job rotation do trainee, contribuiu enormemente para que eu entendesse a rotina dos tripulantes, parte fundamental da CBO. A tomada de decisões, por menor que seja, é sempre mais assertiva quando sabemos como as pessoas envolvidas serão afetadas.

A CBO é, reconhecidamente, uma empresa que constrói e opera seus navios com excelência. Tive a chance, junto à um time fantástico, de trabalhar no recebimento de um navio estrangeiro e, posteriormente, colocá-lo em operação. Os desafios de desbravar uma embarcação até então desconhecida e adequá-la para operar em águas profundas brasileiras, foi particularmente desafiador. Aprendi muito sobre a importância da integração com as demais áreas, do suporte de um gestor que, ao mesmo tempo que dá autonomia, e a quem recorremos quando os desafios se apresentam como gigantes a nossa frente.

Por ter nascido como uma empesa familiar, a CBO se modernizou mantendo um senso coletivo de união e entregas coletivas. Durante os 12 meses de job rotation, passei junto aos demais trainees em quase todas as áreas da empresa. Fui sempre muito bem recebida, por pessoas dispostas a ajudar e muito focadas nas entregas. Os programas de inovação e melhoria contínua, são bons exemplos de uma empresa que não se acomoda, que busca sempre evoluir, otimizar e trazer soluções que tornem a operação e o trabalho final a bordo mais seguro e otimizado.

Com o fim do programa, fomos todos alocados na Diretoria de Operações e Manutenção. Fui muito bem recebida em uma das gerências de operações, na qual já havia passado algumas semanas durante o job rotation, e desde então, aprendo diariamente como evoluir na área. O aprendizado é constante, e não há manual a ser seguido. O que nos leva a uma construção do conhecimento, é a vivência, direta ou indireta, dos inúmeros desafios que operar uma frota de +40 navios apresenta.

Lívia Resende – Trainee 2021 – Atualmente Especialista de Operações

depoimentos

Lívia Resende – Trainee 2021 – Atualmente Especialista de Operações

Lívia Resende

Trainee 2021 – Atualmente Especialista de Operações

Vejo o programada de trainee com um grande facilitador, uma espécie de escola na qual temos a chance de aprender sobre a empresa, as pessoas que a construíram e trabalham todos os dias para elevá-la...

Leia mais
Leonardo Vertuli – Trainee 2015 - Atualmente Coordenador de Operações

Leonardo Vertuli

Trainee 2015 - Atualmente Coordenador de Operações

Minha carreira na CBO, uma renomada empresa de apoio marítimo a navegação, é uma jornada que começou em 2015, quando ingressei na organização por meio de um programa de trainee.

Leia mais
Amanda Peres – Trainee 2021 – Atualmente Especialista de Operações

Amanda Peres

Trainee 2021 – Atualmente Especialista de Operações

O programa de trainee da CBO foi uma experiencia única na minha trajetória profissional, pois me deu a oportunidade de conhecer e participar do dia a dia de diferentes áreas da companhia.

Leia mais
Lucas de Siqueira

Lucas de Siqueira

Trainee 2021 – Atualmente Especialista de Operações

Durante o programa tive a oportunidade de rotacionar todos os setores da companhia onde pude ter uma visão macro da CBO. Durante o trainee tive vários mentores onde foi compartilhado diversas trocas de...

Leia mais
Eduardo Danon

Eduardo Danon

Trainee 2015 - Atualmente Gerente Financeiro

O principal benefício do Programa de Trainee foi participar do job rotation, que possibilitou conhecer e atuar em diferentes áreas da empresa, aprendendo muito sobre suas atividades e processos internos.

Leia mais
Rodrigo Coutinho

Rodrigo Coutinho

Trainee 2021 – Atualmente Especialista de Operações

O Programa de Trainees da CBO sem dúvida alguma contribuiu bastante para meu crescimento profissional. Durante o Job Rotation tive a oportunidade de a oportunidade de conhecer a estrutura...

Leia mais
Otávio Pires - Trainee 2021 - Atualmente Especialista de Operações

Otávio Pires

Trainee 2021 - Atualmente Especialista de Operações

A rotatividade em todas as áreas da empresa me permitiu aprender e conhecer mais sobre os diversos processos da empresa e como as áreas da empresa estão interligadas para atender o ...

Leia mais
Estevam Machado - Trainee 2015 - Atualmente Gerente de Operações

Estevam Machado

Trainee 2015 - Atualmente Gerente de Operações

O programa de trainee me permitiu ter uma visão e experiência sistêmica, conhecendo as interfaces e responsabilidades de cada setor da empresa. Pelo fato de ter passado por várias áreas da empresa...

Leia mais